Operação Canguru

canguruO problema da gravidez na adolescência é muito grave em comunidades com baixos recursos económicos e torna mais difícil e incerto o futuro tanto das jovens mães, quanto dos seus filhos.Focada nas adolescentes do Bairro do Altos dos Barronhos, esta acção procurou sensibilizar 6 jovens para a experiência da maternidade precoce, promovendo o conhecimento e apropriação desse novo papel, o de mãe. As actividades tiveram o foco na socialização, melhoria da auto-estima, primeiros cuidados com o bebé e composição do enxoval. O objectivo maior foi minimizar as dificuldades para si e seus descendentes e garantir que esta criança e sua mãe cresçam de maneira saudável e feliz.

Objectivo

Melhorar as condições de vida da jovem mãe e do seu bebé através de assistência periódica, acções sócio-educativas e de capacitação para a vivência plena da maternidade.

 Actividades

  1. Angariação de enxovais e produtos para bebés
  2. Orientação e apoio para a constituição do enxoval para o bebé;
  3. Criação de um serviço de assistência às jovens mães para o fornecimento periódico de fraldas, produtos de higiene e outros consumíveis e de atendimento social;
  4. Programa de formação prática em saúde materna e primeiros cuidados com o bebé.

Resultados 

  1. Seis jovens equipadas com o enxoval para o seu bebé;
  2. Seis jovens apoiadas com fraldas e produtos de higiene;
  3. Seis jovens informadas sobre saúde materna e cuidados a ter com o bebé.