Portugal – VI Congresso Infanto-Juvenil sobre Sustentabilidade

A Estímulo,no âmbito dos seus Serviços Educativos tem vindo a desenvolver vários projectos na área da Sustentabilidade, numa perspectiva de mudança e de inovação nos seus programas curriculares.

Nesse âmbito, e tendo realizado as cinco primeiras edições do Congresso Infanto-Juvenil sobre Sustentabilidade com um imenso sucesso, encontramo-nos a desenvolver os conteúdos do VI Congresso Infanto-Juvenil sobre Sustentabilidade,  que visa contribuir para o cumprimento dos objectivos estipulados no currículo da Educação Básica, nomeadamente no “desenvolvimento de valores, atitudes e práticas que contribuam para a formação de cidadãos conscientes e participativos numa sociedade democrática”, e de acordo com a Estratégia da UE/ONU para a Educação para o Desenvolvimento Sustentável.

Destina-se aos Educadores e Professores da Educação Básica, aos Pais e Encarregados de Educação, aos Estudantes e Profissionais com interesse nas áreas temáticas e às crianças e jovens dos 3 e os 16 anos, que estarão reunidos, à semelhança dos anos anteriores, para debater e partilhar experiências sobre os desafios que se colocam à nossa sociedade para assegurar o desenvolvimento sustentável, compatibilizando objectivos ambientais, sociais, culturais e económicos.

A dinâmica do Congresso conta com a realização de apresentações feitas pelos alunos, enquadradas em painéis com temas específicos, alternando com a realização de oficinas e mesas redondas ligadas aos temas da Sustentabilidade, e dinamizadas por instituições especializadas nas diversas áreas. Temos vindo a contar com o Alto Patrocínio do Gabinete da Presidência da República e da Comissão Nacional da UNESCO, além de diversos apoios institucionais. Na última edição do congresso estivemos ligados por videoconferência ao serviço de Pediatria do IPO, com o apoio da Portugal Telecom – Sapo. Além de possibilitarmos o acompanhamento do evento pelas crianças internadas, estas foram envolvidas nos trabalhos em curso. A transmissão do evento foi feita em tempo real na Internet. Estamos na fase de negociação dos apoios ao evento, que se realizará no último trimestre do ano.